2,6 milhões de euros – é este o valor que foi poupado às famílias macedenses desde 2013, com os encargos fiscais respeitantes ao IMI e ao IRS para os habitantes do concelho.
A redução do Imposto sobre Imóveis para a taxa mínima e a redução de 1% ao ano da taxa que é afeta ao município do IRS estão na base desta economia. Anos difíceis, considera Duarte Moreno, o presidente do município, e esta foi uma forma de os aliviar.
“Ao longo de 4 anos, e já contando com o ano de 2017, estamos a falar de uma poupança de 2,6 milhões, que a Câmara deixou de arrecadar e que colocou nos bolsos dos nossos munícipes.
Foram anos difíceis para as pessoas, para as pessoas e para a Câmara. E a Câmara achou-se com propriedade para disponibilizar essa verba para para que se atravessasse uma menor momento de dificuldade.
Foi uma ajuda que se deu às famílias, e fazia parte do programa eleitoral que isso iria acontecer.”
Duarte Moreno afirma mesmo que a vida dos macedenses não se tornou “tão trágica” com o aumento de impostos, e lembra outras medidas sociais implementadas.
“A vida dos macedenses não se tornou tão trágica com o aumento dos impostos que sofremos a nível nacional. Nós conseguimos diminuí-los, e ajuda também aqueles que tinham filhos a estudar, na atribuição de manuais escolares ao primeiro ciclo. Depois, passámos para o secundário e para as bolsas de estudo do superior. São medidas que vão ao encontro daquilo que são as expetativas das pessoas, e daquilo que deve ser uma boa governação, em termos políticos e concelhios.”
Esta diminuição de verbas não afetou o orçamento do município, garante Duarte Moreno, que acrescenta ainda que a dívida municipal até baixo.
“Já prevíamos que assim fosse. Até porque nós conseguimos reduzir a nossa dívida em alguns milhares de euros, e transferir verbas para os munícipes.
Significa que nós estamos satisfeitos, assim como deve estar a população de Macedo.”
O autarca local afirma ainda que, em caso de reeleição, estas medidas são para manter, e que outras poderão ser implementadas, como o programa Macedo Habitar, que recentemente saiu de discussão pública.
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário