Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Município de Macedo de Cavaleiros anuncia uma poupança para os macedenses de 2,6 milhões nos últimos 4 anos

2,6 milhões de euros – é este o valor que foi poupado às famílias macedenses desde 2013, com os encargos fiscais respeitantes ao IMI e ao IRS para os habitantes do concelho.
A redução do Imposto sobre Imóveis para a taxa mínima e a redução de 1% ao ano da taxa que é afeta ao município do IRS estão na base desta economia. Anos difíceis, considera Duarte Moreno, o presidente do município, e esta foi uma forma de os aliviar.

“Ao longo de 4 anos, e já contando com o ano de 2017, estamos a falar de uma poupança de 2,6 milhões, que a Câmara deixou de arrecadar e que colocou nos bolsos dos nossos munícipes.

Foram anos difíceis para as pessoas, para as pessoas e para a Câmara. E a Câmara achou-se com propriedade para disponibilizar essa verba para para que se atravessasse uma menor momento de dificuldade.

Foi uma ajuda que se deu às famílias, e fazia parte do programa eleitoral que isso iria acontecer.”
Duarte Moreno afirma mesmo que a vida dos macedenses não se tornou “tão trágica” com o aumento de impostos, e lembra outras medidas sociais implementadas.

“A vida dos macedenses não se tornou tão trágica com o aumento dos impostos que sofremos a nível nacional. Nós conseguimos diminuí-los, e ajuda também aqueles que tinham filhos a estudar, na atribuição de manuais escolares ao primeiro ciclo. Depois, passámos para o secundário e para as bolsas de estudo do superior. São medidas que vão ao encontro daquilo que são as expetativas das pessoas, e daquilo que deve ser uma boa governação, em termos políticos e concelhios.”
Esta diminuição de verbas não afetou o orçamento do município, garante Duarte Moreno, que acrescenta ainda que a dívida municipal até baixo.

“Já prevíamos que assim fosse. Até porque nós conseguimos reduzir a nossa dívida em alguns milhares de euros, e transferir verbas para os munícipes.

Significa que nós estamos satisfeitos, assim como deve estar a população de Macedo.”
O autarca local afirma ainda que, em caso de reeleição, estas medidas são para manter, e que outras poderão ser implementadas, como o programa Macedo Habitar, que recentemente saiu de discussão pública.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário