Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Centenas de jovens rumaram ao Castelo de Ansiães para assinalar o Dia Diocesano da Juventude

Foram muitos os jovens que neste Ano Pastoral Mariano responderam ao convite de D. José Cordeiro e peregrinaram até Carrazeda de Ansiães para mais uma edição do Dia Diocesano da Juventude (DDJ).
Centenas de jovens rumaram ao Castelo de Ansiães para assinalar o Dia Diocesano da Juventude
O encontro aconteceu nos dias 5 e 6 de maio e contou com a presença de mais de 3 centenas de jovens provenientes dos quatro cantos da diocese.

Imbuídos pelo espírito da alegria e boa disposição, os jovens foram chegando ao Campo dos Escuteiros, ontem ao final da tarde, onde foram acolhidos pelo pároco e organização do DDJ. Montadas as tendas seguiu-se um momento de convívio e oração, com uma vigília, a que presidiu o bispo diocesano. 

Peregrino como os jovens, também D. José Cordeiro pernoitou numa tenda. Este sábado, a aventura começou bem cedo, com a chegada dos grupos diocesanos ao Campo dos Escuteiros, e rapidamente se transferiu para as ruas da vila carrazedense. 

Cantando e orando em cada um dos espaços sócio-culturais, caritativos e religiosos propostos, a manhã terminou com um almoço partilhado. A tarde começou com a descoberta do espaço amuralhado do Castelo de Ansiães, através de jogos tradicionais bem como de atividades de descoberta (marianas e bíblicas), orientadas pelos jovens daquela Unidade Pastoral. 

Os vários institutos de Vida Consagrada da Diocese estiveram representados na “Tenda das vocações”. Nas imediações foram instalados pontos de reconciliação (confessionários) e na “Tenda da adoração”, um espaço de oração e intimidade com Cristo, na capela de Santa Maria, esteve exposto o Santíssimo Sacramento. 

O encontro culminou com a Eucaristia presidida pelo bispo diocesano. Saudando com alegria os presentes, bem como a forte presença do presbitério, D. José Cordeiro salientou que o Dia Diocesano da Juventude não é um festival. Apelou à necessidade de se trabalhar e caminhar mais em unidade, e exortou os jovens à alegria do Evangelho, fazendo «o que Ele vos disser». 

2018 em Vimioso 
Momento de grande júbilo aconteceu antes da bênção final com o anúncio da realização do próximo Dia diocesano em Vimioso, Unidade Pastoral Senhora da Visitação. 

O DDJ foi promovido pelo Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional, organizado pela Unidade Pastoral de Ansiães (Jovens UPA, Escuteiros e Crismandos) e contou com o apoio da autarquia local, IPSS, Bombeiros, GNR, Escuteiros, e outras entidades.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário