Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Marcações extraordinárias de exames de condução atenuam atrasos em Bragança

Depois de quase três anos com atrasos significativos na marcação de exames de condução, em Bragança, a situação parece agora estar perto de normalizar. A melhoria deve-se ao facto de estarem a ser marcadas datas extraordinárias para realização de provas no centro de exames da cidade.
Desde que o processo das cartas de condução está a ser julgado, os examinadores têm de se deslocar de outros pontos até Bragança, nomeadamente do litoral. A situação originou atrasos que se arrastam desde 2014. Até ao mês passado, a espera para quem queria marcar exame situava-se nos 90 dias, actualmente e depois da marcação extraordinária de mais quatro dias de exames o período de espera diminuiu.

“Está a melhorar ligeiramente, não sabemos até quando vai haver estas marcações extraordinárias mas a ser assim a situação fica regularizada em poucos meses, a tendência é o tempo de espera baixar, porque marcaram mais sessões do que aquelas que tinham comunicado no início do ano”, adiantou Paulo Pinto, da escola de condução Êxito.

Paulo Pinto acredita que a mudança se deve à pressão exercida pelas escolas de conduções e diz que estão já marcadas duas sessões extraordinárias para o próximo mês de Junho, para além das datas iniciais, no entanto, em Agosto não deverá haver agendamento de exames de condução em Bragança.

Apesar dos sinais de melhoria, o responsável da escola de condução Êxito, lamenta a situação que se arrasta há três anos e as consequências que teve a nível económico.

“Perdemos alguns candidatos porque as pessoas perguntam quanto tempo demora a tirar a carta, especialmente quem acaba o 12.º e quer tirá-la nas férias do Verão, o que não podemos garantir com estes atrasos, e acabam por tirar a carta nos locais onde vão estudar”, refere, salientando que também a qualidade de ensino, foi afectada, porque “quando um candidato a exame é preparado e depois está dois ou três meses parado à espera que a data saia, isso não é bom e fez aumentar o número de reprovações”.

A operação "Carta Branca" levou ao julgamento 111 arguidos acusados de corrupção, entre eles clientes de 9 escolas de condução, instrutores, examinadores, funcionários e empresários, de Trás-os-Montes, Minho e do distrito do Porto.

Em causa está um alegado esquema de corrupção que terá levado cerca de 200 pessoas a pagar entre 200 a 4 mil euros para obter a carta de condução.

O mega julgamento das cartas de condução decorreu durante dois anos em Bragança, e já foi concluída a fase de julgamento. Falta agora a deliberação do colectivo de juízes e elaboração do acórdão. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário