Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Filandorra "entra" no mês de agosto com teatro popular nas aldeias e vilas transmontanas

A Filandorra – Teatro do Nordeste entra no mês de Agosto com uma vasta agenda de espectáculos programados por toda a região, com destaque para o “regresso” da Companhia às aldeias de Vila Flor a partir do projeto “Teatro no Mundo Rural”.
Logo no primeiro dia do mês a Filandorra “parte” para território barrosão, mais propriamente para Montalegre, onde vai presentear o público com a divertida comédia popular baseada no original vicentino, A Farsa de Inês Pereira…numa casa Portuguesa.

A opção artística de representar este espectáculo não é alheia ao facto de esta época do ano ser marcada pelo regresso de milhares de emigrantes às vilas e aldeias da região, dado que a versão da Filandorra respeita fielmente o texto original, mas actualiza a galeria de personagens vicentinas no espaço e no tempo modernos ao som de ícones musicais da actualidade, transformando a ida ao teatro num encontro entre gerações e no (re)encontro com a cultura portuguesa.

O espectáculo, com entrada gratuita, terá lugar pelas 21h30 no Castelo de Montalegre, e decorre do Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Montalegre e a Filandorra nos domínios da formação e animação teatral. 

A Farsa de Inês Pereira é também o espectáculo que “viaja” até às aldeias de Vila Flor no próximo fim-de-semana, no âmbito da iniciativa “Teatro no Mundo Rural”, que decorre do Protocolo de Cooperação que esta Companhia Profissional de Teatro mantém com a autarquia de Vila Flor, e que tem como objectivo dinamizar os centros e associações culturais, praças e largos das aldeias do interior transmontano, permitindo o acesso do público do interior ao teatro, que de outra forma não seria possível longe que estão das grandes salas de teatro.

Depois de Roios, Benlhevai e Seixo de Manhoses, a iniciativa estende-se agora às freguesias de Mourão, Assares e Vale Frechoso nos dias 04, 05 e 06 de Agosto, respectivamente. 

A história de Inês Pereira, jovem caprichosa e ambiciosa, que anda encantada por Brás da Mata, galante combatente, mas é pressionada a casar com Pêro Marques, um lavrador simples e sem cultura… é representada ao ar livre, pelas 21h00, transformando as noites quentes de verão num harmonioso convívio entre público, teatro e cultura portuguesa.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário