sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Construção da nova escola de Vila Flor anda a “bom ritmo”

Foi a primeira obra a começar nas escolas dos municípios da CIM Terras de Trás-os-Montes e é também a que tem a obra mais avançada. Da obra fazem parte a requalificação de um edifício já existente, onde vai funcionar o primeiro ciclo e a construção de um novo espaço, onde vai funcionar o pré-escolar.
“Queremos acolher os 100 alunos que estudam na primária da sede de concelho e este edifício novo e com todas as condições”, explica o presidente da câmara, Fernando Barros.
Acrescenta ainda que “este novo espaço servir de apoio logístico às restantes escolas do concelho, por exemplo, com uma cantina onde são confeccionadas as refeições para serem distribuídas pelas outras 4 primárias a funcionar, que também foram alvo de requalificação há poucos anos.” “Vai também existir uma biblioteca maior, que vai abastecer de livros e equipamentos lúdicos e informática as restantes escolas”, explicou ainda.
No mesmo espaço, está a ser construído um outro edifício que vai receber crianças do pré-escolar. O espaço vai ter duas salas e vai ser contíguo ao infantário da Santa Casa da Misericórdia, que neste momento acolhe mais alunos do que o público, que para já ainda funciona num pré-fabricado. Há cerca de 60 crianças em Vila Flor, entre os 3 e os 6 anos e que vão ocupar esse espaço.
Ao todo o novo projecto vai acolher uma média de 160 crianças, oferecendo-lhes condições que não existem nos espaços que ocupam actualmente. Fernando Barros faz questão de sublinhar que “não há intensões de fechar nenhuma das outras escolas do concelho, onde já foram feitos grandes investimentos. Esta é uma forma de utilizar um espaço de excelência, no coração de Vila Flor, servindo com dignidade todas as crianças de Vila Flor, com uma das melhores escolas do distrito. ”O atraso no início do projecto, é justificado com o atraso do quadro comunitário, o autarca sublinha “que nada tem a ver com a aproximação das eleições, mas sim, com o quadro comunitário quer era previsto ser entre 2014/2020 e só agora está a ser possível avançar com as obras.
Os fundos ainda não chegaram, mas a câmara decidiu avançar com a obra porque tem solidez financeira suficiente, para assegurar os primeiros encargos.” A previsão de conclusão das obras é para 2018. 

Escrito por Brigantia / Foto: CM Vila Flor

Sem comentários:

Enviar um comentário