Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Criada formação de professores de mirandês para garantir ensino da língua nas escolas

Foi assinado, ontem, o protocolo entre o município de Miranda do Douro, o ministério da Educação e a Universidade de Coimbra para reforçar o projecto-piloto que visa o ensino e a aprendizagem da língua e cultura mirandesas. O presidente da câmara municipal, Artur Nunes, refere que este é um projecto importante para o reconhecimento desta língua.
“É uma grande honra que o governo tenha apoiado o protocolo e também o reconhecimento do próprio ministério da Educação sendo o mirandês a segunda língua oficial em Portugal”,

Este é um passo importante para a oficialização do mirandês no âmbito curricular, oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação e validados por uma das mais conceituadas instituições de ensino superior, a Universidade Coimbra.             

“O que havia até agora era um plano especial, que a própria escola tinha de fazer, para os professores de mirandês. Agora com a assinatura do protocolo todo o processo vai ser mais simples”, explicou.

Também presente na cerimónia esteve a subdirectora da direcção geral da educação, Eulália Alexandre, que frisou a importância deste protocolo para garantir a continuidade do ensino do mirandês no agrupamento de escolas de Miranda do Douro:

“Temos já um projecto-piloto com a escola e é permitido o ensino e a aprendizagem do mirandês língua e cultura, mas extra-curricular. Neste momento o que nos foi colocado era a necessidade de haver mais professores formados para dar continuidade ao projecto”, destacou.

Eulália Alexandre sublinhou ainda a necessidade de se apostar na sua divulgação e preservação da língua mirandesa. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário