A edição ano deste ano da Norcaça, Norpesca e Norcastanha acontece entre os dias 2 e 5 de Novembro em Bragança. As novidades do ano passado como o maior aquário móvel da Europa e a realização de uma luta de Touros ao lado do recinto da feira serão nesta 16.ª edição mantidas.
Em 2017, será ainda realizado o primeiro passeio micológico e reeditado um passeio clássico de carros antigos. A par da exposição e venda de produtos, a vertente científica e de formação é outro dos atractivos que o autarca de Bragança Hernâni Dias destaca na Feira Internacional do Norte, estando em debate as alterações climáticas na agricultura:
“No X Fórum internacional dos países produtores de castanha que versará sobre o tema dos cogumelos e do mel, e também este ano sobre a problemática das alterações climáticas e o impacto negativo que pode ter na caça, na pesca e na acastanha”, realçou.
Apesar de se saber já que a seca diminuiu este ano a quantidade e o calibre da castanha, o autarca garante que não vai faltar castanha na feira:
“Em princípio não faltará. Teremos a preocupação de termos castanha em abundância neste evento para que não tenhamos uma feira da castanha sem castanha, o que seria dramático”, explicou.
A organização adiantou que marcará presença na abertura da feira um membro do governo, sem revelar no entanto qual. Certo é que o presidente o município de Bragança vai aproveitar a ocasião para reivindicar apoios para os produtores afectados pela seca:
“Na altura falaremos com o membro do governo sobre as nossas preocupações e dos agricultores para que possa haver alguma medida compensatória fazendo face aos prejuízos decorrentes desta fraca produção”, revelou.
A feira organizada pelo município de Bragança com a colaboração de várias entidades e instituições do concelho, terá um orçamento a rondar os 75 mil euros, à semelhança de anos anteriores.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário