Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Figo e azeite em destaque durante o fim-de-semana no Lombo

A freguesia do Lombo recebeu no passado fim-de-semana a 6ª edição da feira do figo e do azeite.
Além da venda de produtos regionais em diversas barracas expostas na aldeia e da animação que decorreu ao longo de todo o fim-de-semana, houve também um seminário que recebeu vários oradores de fora, para falarem acerca da caça.

Para Armindo Cepeda, Presidente da Junta de Freguesia do Lombo, esta é uma feira que tem cada vez mais gente e a qual considera de muita importância para todos.

“Sim, sem dúvida. Já é a 6ª edição da feira do azeite e do figo, como disse no seminário, o principal objetivo desta feira é comercializar e dinamizar a nossa freguesia; esse é o principal objetivo da nossa feira. Hoje acho que a nossa feira é uma marca de referência não só na nossa aldeia mas também no Concelho. Isto tem vindo a crescer de ano para ano. Os expositores são todos como eu costumo dizer «made in Lombo» , é só gente do Lombo a expor, claro que o azeite e o figo são o que dá o nome à feira mas temos vários outros produtos.”
Com a venda de vários produtos diferentes, Armindo Cepêda, explica-nos porque razão esta feira dá pelo nome do azeite e do figo.

“O azeite, porque os olivais abundam nos nossos campos e como se costuma dizer, o azeite nas talhas. Os figos, porque há um dito popular que diz que o Lombo é a terra de figos pretos e brancos, da fonte dos testes, e foi por isso também que aproveitámos esses produtos para dar o nome à feira.”
Para todos os habitantes da aldeia esta é uma feira muito importante que ajuda a trazer gente e a vender aquilo que de melhor se faz e se cultiva ao longo do ano.

“Tenho cá alheiras, queijo de ovelha, pão, rosquilhas, mel. Graças a Deus tem corrido bem. Por acaso ainda agora saiu daqui uma pessoa que levou umas alheiras e uns queijos ontem, diz que estava tudo uma maravilha. Ontem ainda veio gente, hoje como é domingo pode ser que venha mais, mas não sei, falamos sem saber.


A barraca é de acessórios, basicamente para meninas. Desde o início do primeiro ano que a feira acontece que sempre participei. A nossa gente é muito dada a estas coisas. É uma iniciativa boa também para escoar o produto, mas também para o convívio.

Na minha barraca vendo de tudo. Vendo fruta, amêndoa, marmelo, licores de fruta feitos por mim, é tudo caseiro. Eu gosto da feira e é importante.”
Mais uma edição da feira do figo e do azeite a valorizar a agricultura e a promover a economia na região.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário