Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A castanha em destaque na aldeia de Corujas

A Freguesia de Corujas no Concelho de Macedo de Cavaleiros abriu este fim-de-semana portas à IV Feira da Castanha e Outros Produtos da Terra.
Um evento que se caracteriza pela venda do fruto seco abundante nas terras transmontanas, a castanha, e que dá oportunidade a quem queira ser expositor de vender outros produtos típicos.

 A castanha, o pão caseiro, enchidos e até receitas exclusivas feitas a pensar na feira, nada faltou para que Corujas tivesse um fim-de-semana de festa e rendimento económico onde nem os mais novos quiseram faltar.

“A minha barraquinha é de produtos da terra. Tem rendas, tem comer.

A castanha costuma ter bastante saída. Levam bolinhos de castanha, a própria castanha, derivados  da castanha quase tudo.
É um bocadinho de tudo: folar, pão, rosca, figo, a castanha, temos cá um bocadinho de tudo. Foi tudo feito por mim hoje.
A primeira vez que estamos a participar nesta feira e estou muito orgulhosa.
Aproveitei a castanha para desenvolver esta massa para a trufa de castanha, o recheio e a cobertura do bolo também feita à base de castanha. Uma experiência muito grande ontem, fizemos tudo com a castanha e é maravilhoso trabalhar com este fruto.
Linguiças, alheiras, pão, amêndoa, doces.
Tenho participado todos os anos.
Tou a festejar a festa das castanhas.”

Uma feira que cada vez tem mais visitantes e que aposta no reconhecimento dos produtores da terra, tal como nos explica Eduardo Pereira, Presidente da Junta de Freguesia de Corujas.

 “É a 4ª feira da castanha, tem corrido sempre bem e felizmente todos os produtores e expositores têm gostado e de forma a fazermos mais uma vez. Esse é um dos nossos motivos de realizar a feira; dinamizar a nossa Freguesia e trazer gente nova para conhecer e levarem os produtos, reconhecerem também aquilo que nós fazemos na nossa terra. Dos 20 expositores que temos 10 são da nossa Freguesia e todos eles vendem todo o tipo de produtos: nozes, figos, castanhas, amêndoas, tudo aquilo que se produz na nossa terra.”
Durante o fim-de-semana houve vários momentos de animação que contaram com nomes como a fadista Teresa Costa e o Grupo Chama Musical.

A 4ª edição da Feira da Castanha e Outros Produtos da Terra a atrair cada vez mais visitantes à aldeia de Corujas.

Escrito por Onda Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário