Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

As alternativas ao turismo de massas vão ser discutidas em Bragança no congresso internacional SMART TRAVEL

A integrar o TOP 4 das cidades mais inteligentes de Portugal, Bragança organiza entre 30 de Novembro e 1 de Dezembro a 4ª edição do evento internacional SMART TRAVEL. 
Mais de 20 especialistas em urbanismo e cidades vêm a esta capital de distrito debater o futuro do turismo em cidades inteligentes de pequena e média dimensão, enquanto alternativa para o turista que procura um destino único, diferenciador e inteligente.
Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal, refere que este evento é importante porque coloca Bragança como centro da discussão global sobre o futuro do turismo em zonas periféricas, de cidade criativa e inteligente e que não procura um turismo de massas, “como está a acontecer hoje noutras cidades do país e com problemas associados e ter aqui efectivamente um turismo mais seleccionado, de pessoas que efectivamente gostem daquilo que nós temos para oferecer e não apenas porque vamos ali porque temos de ir ali porque toda a gente vai.”
Para o presidente da câmara a organização deste evento em Bragança significa que a cidade está aberta à inovação, tecnologia e criatividade e além de levar o nome desta capital de distrito além-fronteiras é também uma reflexão sobre a sustentabilidade destes destinos.
Vítor Pereira, director do Smart Travel, diz que “Bragança tem todas as condições para se posicionar como alternativa àquilo que é o turismo massivo e aquilo que é também a deslocação massiva para as grandes cidades.”
Vítor Pereira acrescenta ainda que o problema é que muitas vezes as pequenas e médias cidades tentam imitar as grandes o que não está a dar a resultado.
“A maior parte das vezes, as pequenas e médias cidades tentam imitar soluções que as grandes já têm e que não estão a dar a resultado. As pequenas e médias cidades têm de ter a sua própria estratégia de captação de turistas que não são os mesmos turistas do Porto ou Lisboa, o que é preciso é que entendam que tem de ser feito a nível local e com todas as forças juntas”, salientou.
Este congresso conta com oradores de renome internacional na área do urbanismo, como o americano Chuck Wolf, a russa Marina Ostrowski, o holandês Xander Bueno e o português Fernando Alvim.
Uma das novidades que marca a edição deste ano é a participação de personalidades nacionais e da região, uma forma de os convidados conhecerem também a zona e terem uma experiência mais completa gastronómica e cultural em Bragança. Este ano o evento centra-se no auditório Paulo Quintela e a entrada é gratuita. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário