quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Ernesto Rodrigues distinguido com Prémio PEN Clube Português na categoria de narrativa

O escritor transmontano Ernesto Rodrigues  foi distinguido com o prémio literário PEN Clube Português na categoria de narrativa. “Uma Bondade Perfeita”, obra editada pela Gradiva, foi a vencedora deste ano em decisão por maioria. O júri foi constiuido por Teresa Salema, Francisco Belard e Helena Barbas.
Os Prémios Literários do PEN Clube Português destinam-se a galardoar anualmente as melhores obras publicadas no ano anterior, em língua portuguesa e em 1ª edição, nas modalidades de Poesia, Ensaio e Ficção. Patrocinados pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) têm o valor pecuniário de 5.000 euros em cada uma das 3 categorias. 

Ernesto Rodrigues  é natural de Torre Dona Chama, concelho de Mirandela, e é tradutor e ficcionista. É autor de uma vasta obra distribuída pelo ensaio e pela ficção e exerce ainda a atividade de professor auxiliar com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde dirige o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias. (CLEPUL). 

"Várias Bulhas e Algumas Vítimas" (1980), "A Flor e a Morte" (1983), "A Serpente de Bronze"(1989), "Torre de Dona Chama" (1994), "Histórias para Acordar" (com ilustrações de Célia Rodrigues e Lídia Rodrigues, 1996), "O Romance do Gramático" (2011), "A Casa de Bragança" (2013) e "Uma Bondade Perfeita" (2016) são algumas das suas obras publicadas.

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá na Sociedade Portuguesa de Autores, no dia 21 de Novembro, às 18.30 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário