Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Memorial da Mobilidade Transfronteiriça, Contrabando e Fiscalização

A ASAE, em parceria com município de Vimioso, vai instalar nesta vila do distrito de Bragança um espaço que pretende contar a história da atividade fiscalizadora naquele território fronteiriço.
Denominado "Memorial da Mobilidade Transfronteiriça, Contrabando e Fiscalização", este projeto da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica "pretende contar a história do concelho do Vimioso, assim como toda a transumância e mobilidade de pessoas e bens no concelho, entre Portugal e Espanha durante séculos", explicou à Lusa o presidente da Câmara, Jorge Fidalgo.

Outro dos objetivos passa por relatar a história de todas as entidades inspetivas até à ASAE, através de uma exposição dividida em duas partes, uma dedicada ao passado, com exposição de materiais e equipamentos usados pelas antigas inspeções, e outra sobre aquela autoridade, sua atividade e exposição de produtos apreendidos.

A exposição permanente é composta pelo acervo da própria ASAE e será coordenada por Pedro Dias, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, prevendo-se que abra ao público na sexta-feira, pelas 10:30.

Para o autarca transmontano, a instalação deste memorial poderá ser o ponto de partida para a descentralização dos serviços da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), no território do Planalto Mirandês, o que pode ajudar "a fixar pessoas no concelho".

"Para já, o memorial vai ainda contar com uma unidade de apoio que poderá servir para outros fins tais como a audição de testemunhas em casos de atividade da ASAE, no três concelho do Planalto Mirandês sem que para o efeito as pessoas se tenham de deslocar a Bragança", concluiu.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário