Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Município de Macedo de Cavaleiros iniciou combate à Vespa Asiática

O Município de Macedo de Cavaleiros antecipa-se à chegada da Vespa Asiática e encontra-se já a preparar um plano municipal para combate a esta praga.
Para monitorizar e operacionalizar o combate à Vespa Asiática, e em parceria com a Associação de Apicultores da Serra de Monte Mé – A Seita da Abelha e com os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, está a ser elaborado um plano municipal em consonância com o "Plano Nacional de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal".

O Plano do Município tipifica as responsabilidades, procedimentos e tarefas atribuídas ao Município, apicultores e outros intervenientes, e abrange as ações a desenvolver para diminuir o impacto que a Vespa Velutina, também conhecida por vespa asiática, poderá vir a causar.

Aparentemente encontra-se circunscrita ao norte do País, estando já confirmada a sua presença em Trás-os-Montes através da identificação de dezenas de ninhos.

O principal objetivo deste plano será promover a monotorização e o combate a esta praga, a fim de prevenir a sua disseminação pelo concelho de Macedo de Cavaleiros.

Pretende-se garantir a salvaguarda do setor apícola e agrícola, a segurança dos munícipes e minimizar impactos negativos no ecossistema. Pois, a vespa velutina é conhecida como uma agressiva predadora da abelha europeia (Apis mellifera), causando grande mortalidade nas suas populações e consequente quebra na produção de mel.

A produção agrícola do concelho poderá sofrer também o impacto negativo desta espécie invasora que, tendo influência direta na diminuição das populações de abelhas, que são importantes polinizadoras, poderá diminuir a produção frutícola.

A nível ambiental, também tem efeitos nefastos, podendo eliminar alguns insetos polinizadores específicos e, deste modo, comprometer a reprodução de algumas plantas. Esta espécie poderá ainda, ter implicações ao nível da segurança de pessoas, constituindo uma ameaça que importa travar.

Foram já realizadas várias reuniões de trabalho, estando a ser ultimados o plano e o protocolo entre as entidades envolvidas, cuja assinatura será em janeiro de 2018.

in:noticiasdo nordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário