Vinhais tem disponível mais de meio milhão de euros, para apoio a empresários do sector agro-alimentar. O valor foi conseguido através da aprovação do projecto Apoio ao Empreendedorismo do Sector Agro-alimentar em Terras de Trás-os-Montes, no âmbito de fundos comunitários.
O objectivo é dar apoio técnico e mesmo científico em vários aspectos da produção e comercialização dos produtos, a empresários já instalados e também a novos empreendedores que se queiram lançar no mercado.
A Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara é a promotora do projecto mas os produtores apoiados vão para além daqueles que estão ligados à suinicultura.
Questões como a rotulagem ou o embalamento são algumas das áreas em que o projecto poderá ajudar os pequenos produtores, que constituem a maioria do tecido empresarial da região, como refere Carla Alves, coordenadora do projecto.
“Temos muito empresários que são pequenos empresários, alguns têm a dificuldade de conseguir ter a rotulagem do produto, hoje em dia é obrigatório ter o valor nutricional do alimento e têm dificuldade de sozinhos conseguirem ter essas análises químicas dos produtos ou a questão de indicar se tem ou não glúten, outra questão é a embalagem e o acondicionamento”, explicou.
Para alcançar estes objectivos, os produtores vão contar com o apoio da investigação científica através dos parceiros Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Instituto Politécnico de Bragança, que ficarão encarregues de apoiar na elaboração de um catálogo nutricional dos produtos e idealizar novos produtos.
“Vão fazer um catálogo nutricional dos produtos, vão fazer o estudos dos cortes da carne e fazer a caracterização de novos produtos, como sopa de alheira, massa de alheira chouriça fresca para assar ou salsicha e hambúrguer de porco bísaro”, adiantou.
O projecto de apoio ao empreendedorismo agro-alimentar será desenvolvido ao longo de dois anos, tendo uma dotação garantida de 534 mil euros, a fundo perdido proveniente de verbas europeias.
Escrito por Brigantia
Foto: CM Vinhais

Sem comentários:
Enviar um comentário