O último mês do ano de 2017 foi de inovação no Serviço de Ortopedia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, precisamente no Bloco Operatório da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.
Pela primeira vez em Portugal, mas já testado em vários pontos do mundo, recorreu-se a um material especializado na correcção de Hallux Valgus, ou vulgarmente conhecido como joanete.
Dr. António Andrade foi um dos ortopedistas responsáveis pela intervenção cirúrgica e explica a inovação que este método acarreta.
“O problema que temos nos joanetes tem a ver com a rotação do dedo grande e até agora, as técnicas que havia tinham alguma dificuldade na correção desta deformidade. A rotação do dedo é a unha do dedo grande e a ponta do dedo que em vez de estar virada para cima como é normal, está rodada para fora e a correção deixava esse dedo com alguma rotação, o que, esteticamente, não é bonito. Ainda assim, funcionalmente, não tem grande problema. A correção disso era complicada, muitas vezes feita de uma maneira mais ou menos artesanal.”
Uma técnica ligada à matemática e que ajuda na rotação do dedo, no desvio do eixo e do joanete. Ainda assim, nem todos os casos são indicados para recorrer a esta prática.
“A revolução é a maneira como se utiliza o material e um algoritmo matemático que permite fazer o cálculo. Essa é que é a grande vantagem, com esta técnica este cálculo começa a ser preciso através desse algoritmo que permite uma correção muito mais correta. Ainda assim, isto não é válido para todos os casos de Hallux Valgus, é para uma percentagem razoavelmente grande mas não é para todos os caos.”
Foram, no mesmo dia, submetidos a esta cirurgia dois doentes que se encontram agora em recuperação pós-operatória e segundo o ortopedista esta técnica com material inovador pode começar já a fazer parte das rotinas cirúrgicas no próximo mês nos casos em que seja adequado.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário