Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 13 de janeiro de 2018

Mogadouro investe 2,5 milhões de euros nas ETAR de Mogadouro e Urrós

O município de Mogadouro, no distrito de Bragança, anunciou esta semana um investimento de cerca de 2,5 milhões euros na unificação dos sistemas de tratamento de águas residuais de Mogadouro e Urrós, promovendo "melhorias ambientais" no concelho.
"São dois projetos que visam acautelar o futuro do concelho, no que respeita ao tratamento de águas residuais. São estações de tratamento que se encontram em incumprimento das normas estabelecidas pela União Europeia, pois têm mais de 30 anos, pelo que urge uma intervenção nestes sistemas", explicou à Lusa o vice-presidente da Câmara de Mogadouro, Evaristo Neves.

O município avança que nos sistemas da vila de Mogadouro vão ser investidos cerca de dois milhões de euros na requalificação e ampliação das duas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), existentes.

"Vamos avançar com a ampliação e requalificação das duas estações de tratamento, ficando a ETAR/norte como o cérebro de todos o sistema. Esta intervenção vai ajudar a economizar meios humanos e uma menor utilização de produtos químicos em todas as operações de tratamento de águas residuais", indicou.

No que toca aos trabalhos a realizar na freguesia de Urrós, será construída uma nova ETAR, onde vai ser investido cerca de meio milhão de euros, já que se trata de uma aldeia que fica situada numa das margens do rio Douro.

"Este investimento vai no sentido de se cumprir uma diretiva comunitária, que obriga os municípios a cumprir padrões comunitários, no que se refere à qualidade ambiental de cada concelho", frisou Evaristo Neves.

O início das obras de unificações dos sistemas de águas residuais está previsto para o final do primeiro trimestre de 2017.

A intervenção de 2,5 milhões de euros é financiada por fundos comunitários em 85% através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário