A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste já activou o Plano de Contingência devido à gripe com a abertura de camas suplementares de internamento.
Na última semana de Dezembro verificou-se um aumento de afluência aos Serviços de Urgência do distrito de Bragança de 19%, o que é considerado normal para a época.
Ainda assim, os tempos médios de espera na ULS Nordeste enquadram-se dentro dos tempos recomendados, situando-se entre os 20 e os 55 minutos.
Em comunicado a instituição diz estar preparada para responder ao aumento da afluência aos Serviços de Urgência, na sequência da previsão de um maior número de situações de gripe nos próximos dias.
Os Serviços de Urgência foram previamente dimensionados e capacitados para dar resposta à afluência espectável nesta época do ano.
A ULS Nordeste realça ainda a articulação entre os cuidados de saúde primários, através da Consulta Aberta, e dos Serviços de Urgência hospitalares, no sentido de adequar a resposta às necessidades dos utentes, que em caso de gripe deverão recorrer primeiro ao Centro de Saúde, aconselham os responsáveis da instituição.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário