Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de março de 2018

Dizeres e Ditos na Carta Gastronómica de Bragança

Maria das Neves Gonçalves
Sr.ª Dona Maria das Neves Gonçalves87 anos, vive em Bragança. Vivia-se muito bem. O Pai era muito mais velho que a Mãe, casou com ela em segundas núpcias.
O Pai negociava grão de amêndoa.
O Pai disse-lhe que lhe comprava um vestido novo, se fosse comprido até aos pés. Não quis. Teve de esperar até a Mãe o conseguir.
Nos dias de festa comiam-se uns peixes de quase dois metros (enguias), barbos e caranguejos (lagostins de água doce).
Nunca trabalhou, mas quando ia à horta regar, transportava-se na égua. Comia-se pão centeio, se faziam pão trigo, tirava-se um bocado de massa para se fazerem filhós.
Possuíam colmeias, não tiravam o mel, vendiam a cera. Conservavam as castanhas durante todo o ano em areia. Ao pobre de passagem davam-lhe de comer igual ao dos outros, e géneros que ele levava no burrico.

Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Foto: É parte integrante da publicação
Publicação da Câmara Municipal de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário