Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 6 de março de 2018

Única VMER de Bragança acorre essencialmente a três dos 12 concelhos

A única Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do distrito de Bragança completa 12 anos e acorre essencialmente a três dos 12 concelhos desta região, segundo dados divulgados hoje pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.
A viatura sediada no hospital de Bragança acorre a emergências com um médico, um enfermeiro e equipamento adequados e chegou em março de 2006 para servir todo o distrito de Bragança, mas os dados revelam que mais de 88% das saídas, em 2017, foram para os concelhos em volta da base, nomeadamente Bragança, Vinhais e Vimioso.

"Relativamente à área de intervenção, a qual se estende aos 12 municípios do distrito, com cerca de 7.000 quilómetros quadrados, a VMER efetuou maioritariamente socorro no concelho de Bragança (60,2%), seguindo-se Vinhais (18,4%) e Vimioso (9,8%)", revelou, em comunicado, a ULS do Nordeste.

Segundo a entidade responsável pela saúde nesta região, "este importante meio de emergência médica pré-hospitalar está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia, com uma taxa de operacionalidade de 100 por cento".

Durante o ano de 2017, "a VMER de Bragança foi chamada a intervir em 663 situações de emergência, sendo os principais motivos de ativação a alteração de estado de consciência (24,9%), paragem cardiorrespiratória (16,9%), dispneia (11,2%) e dor torácica (10,1%)".

A ULS do Nordeste explica ainda que "as VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente".

"O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo um papel preponderante no apoio às populações", acrescenta.

Com uma equipa constituída por um médico e um enfermeiro, e estando dotada de equipamento de Suporte Avançado de Vida, as VMER são acionadas pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM -- Instituto Nacional de Emergência Médica.

Nos CODU são rececionadas as chamadas para o 112, o número nacional de emergência médica, e as VMER são acionadas quando é considerado que a gravidade do doente justifica a sua intervenção.

No distrito de Bragança existem ainda ambulâncias diferenciadas com enfermeiros e técnicos e do INEM em todos os postos dos bombeiros.

A região dispõe também de um helicóptero do INEM, sedeado em Macedo de Cavaleiros, o ponto mais central, com as mesmas condições técnicas da VMER, e que tem como missão levar o socorro às zonas mais afastadas e fazer o transporte dos doentes para e entre unidades hospitalares.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário