"A Física, a Química e as sensações da carne" foi um dos laboratórios visitados pelos estudantes do ensino Básico, Secundário e Profissional que ao logo desta quarta-feira passaram pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) no âmbito do Dia Aberto, uma iniciativa que permite aos jovens ficarem a conhecer os meandros de uma instituição de ensino superior.
Há dez anos que o IPB abre as portas das cinco escolas que o integram aos mais jovens e o impacto da iniciativa está comprovado. "Nós fazemos um inquérito aos alunos no ato de matrícula e temos uma percentagem interessante de alunos que participaram no Dia Aberto e que depois vêm estudar para o IPB", referiu Anabela Martins, pró-presidente do IPB, destacando que "o impacto é interessante porque muitos jovens não tinham a noção do que é a instituição e não a escolhiam como prioritária, depois de virem passam a fazê-lo".
Este ano, mais de 300 alunos de vários níveis de ensino aceitaram o convite para conhecer as instalações e ver os trabalhos de investigação em curso. "Pela primeira vez inscreveram-se escolas do ensino básico, mas a iniciativa está aberta a todos, mesmo à sociedade civil, qualquer pessoa se pode inscrever pode vir conhecer a instituição, mesmo que não seja Dia Aberto", referiu Anabela Martins. Mais do que atrair alunos o IPB quer mostrar à sociedade que é uma instituição de portas abertas.
O politécnico tem cerca de 7500 alunos, 25% dos quais são estrangeiros. É muito procurado pelos estudantes do Litoral Norte, mas são sobretudo as escolas transmontanas que aderem ao Dia Aberto.
Jornal de Notícias
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário