A Proteção Civil Municipal procedeu à retirada dos ninhos de processionária ou lagarta do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff), junto à Loja LIDL de Macedo de Cavaleiros.
A processionária ou lagarta do pinheiro é o inseto que mais desfolha pinheiros e cedros em Portugal. Com a alteração das condições climatéricas verificadas nos últimos tempos a praga tem crescido intensamente.
Estas lagartas libertam milhares de pelos que são uma ameaça à saúde pública, pelo que exigem uma vigilância constante em ambiente urbano. As consequências possíveis são alergias, urticárias, pruridos e manchas avermelhadas na pele ou alterações no aparelho respiratório, traduzido na dificuldade respiratória.
As lagartas libertam urticantes que se espalham pelo ar e que podem causar graves reações alérgicas no Homem e nos animais e que, em casos extremos e raros, podem levar à morte. Por norma, os sintomas são transitórios e desaparecem em menos de 24 horas.
Após o alerta da população, a Proteção Civil Municipal de Macedo de Cavaleiros alertou a empresa LIDL para esta situação. Não tendo capacidade técnica para resolver este assunto, uma vez que os pinheiros se encontravam junto do edifício da loja LIDL, ao lado do parque de estacionamento, a empresa LIDL solicitou a Proteção Civil Municipal de Macedo de Cavaleiros para a remoção dos ninhos de lagarta do pinheiro e do material lenhoso afetado para a sua posterior Incineração.
Procedeu-se, logo de seguida, à retirada dos pinheiros, também a pedido da empresa LIDL, uma vez que nos últimos anos não conseguiu resolver este problema.
A propósito desta situação, a Proteção Civil Municipal recomenda a população que se afaste das lagartas e entre em contacto com a Proteção Civil, Delegação de Saúde ou com os serviços regionais do ICNF sempre que detete uma situação anómala. Nas escolas e outros locais onde estejam presentes crianças, impedir, sempre que possível, o seu acesso à zona das árvores atacadas, sobretudo na altura em que as lagartas descem da árvore.
Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, consulte de imediato o posto médico mais próximo. Se encontrar a lagarta do pinheiro na sua propriedade, deve tomar as medidas necessárias e recomendadas para controlar ou eliminar a presença do inseto, evitando a sua dispersão.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário