Os parques naturais de Montesinho e do Douro Internacional vão a partir de hoje ter mais 15 novos elementos do corpo nacional.
Os contratos foram ontem assinados estando já os elementos a trabalhar já no terreno. A secretária de Estado de Ordenamento do Território, Célia Ramos, destaca o trabalho que estes novos operacionais vão realizar ao longo de todo o ano: “Estes novos operacionais vão fazer um trabalho muito importante, nesta primeira fase de prevenção estrutural e da diminuição da carga de combustível. Depois na época de incêndios, vão fazer a primeira intervenção no combate aos fogos. Depois no inverno, estes agentes florestais têm uma tarefa muito importante, ao nível da intervenção do restauro de habitats. De facto, este governo está muito empenhado em replicar o projecto-piloto do Gerês, noutras áreas protegidas. Das 4 duas são da região norte, que são o Parque Natural do Montesinho e o Douro Internacional”, sustentou Célia Ramos.
Para além do reforço dos recursos humanos, os parques vão ter novas viaturas de apoio. A secretária de Estado destacou o investimento nestas áreas protegidas para fazer uma gestão de proximidade: “Estão já aprovados pelo PO SEUR, projectos no montante próximos dos 900 mil euros, para o Parque Natural do Montesinho, e ultrapassa os 600 mil euros para o Douro Internacional. Significa que acreditamos que as nossas áreas protegidas têm de ser cuidadas em primeiro lugar pelas populações que residem através das suas actividades, mas também com o empenho, dos serviços da administração que têm que estar mais próximos do território. Este trabalho vai ser realizado com projectos que podem ser singulares e simbólicos e que possam ser demonstrativos que as áreas protegidas são áreas para valorizar e demonstrativas das boas” acrescentou Célia Ramos.
Além dos 15 novos elementos do corpo nacional de agentes florestais, os dois parques da região vão ter também mais vigilantes da natureza. No parque natural de Montesinho aos actuais 6 juntam-se mais 3 já dentro de 15 dias e até ao final do ano serão 9 os vigilantes ao serviço. Já no Douro Internacional os actuais 3, vão duplicar até Dezembro sendo que dois deles entram ao serviço já nas próximas duas semanas.
Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário