Na sequência das propostas apresentadas na Assembleia da RIONOR pelos associados agricultores do Parque Natural de Montesinho e perante a falta de respostas por parte do Governo, estamos a organizar a Marcha Pelo Direito a Habitar os Territórios Raianos, com a qual pretendemos dar voz aos explorados agricultores que aguentam calados com os prejuízos com as secas e com os animais selvagens, enquanto outros arrecadam os lucros com a caça furtiva, e pretendemos ainda forçar os governos centrais a criar infraestruturas que estabeleçam comunicações de pessoas e bens entre os dois lados da fronteira.
É urgente também acabar com o cinismo dos políticos, que são os grandes responsáveis por a atual situação, na medida em que ao longo de décadas têm desenvolvido os grandes centros urbanos à custa do empobrecimento e abandono das regiões transfronteiriças. A prová-lo temos a recente denúncia feita pelos autarcas transmontanos do desvio de 220 milhões da U. E. para obras em Lisboa e no Porto e que se destinavam ao desenvolvimento das zonas desfavorecidas.
Queremos fazer do dia 4 de maio, Feira das Cantarinhas, um grande momento festivo de alegria e de afirmação do direito a Habitar os Territórios Raianos. De trator ou de furgoneta, de moto ou de trotinete, não faltes à grande Marcha do dia 4 pelo DIREITO A HABITAR OS TERRITÓRIOS RAIANOS.
Como diz o nosso lema: “Se não fores tu a lutar pelos teus direitos, quem o fará por ti?”. Vem juntar-te à nossa força!
A concentração terá lugar na Rotunda dos Carvoeiros em Bragança a partir das 14H e os manifestantes seguirão em tratores e noutros veículos motorizados em marcha lenta pela Av. Cidade De Zamora, Rua Emídio Navarro, entrada no Cruzamento entre o BPI e Caixa Geral de Depósitos, Av. João da Cruz, Cruzamento junto ao Tribunal, Av. Sá Carneiro, Inversão na Rotunda dos Serviços Sociais do IPB, Av. Sá Carneiro, Rua Dr. José Damasceno de Campos, Rua Alexandre Herculano, Rotunda da Flor da Ponte, Serviços Florestais (Sede do Parque Natural de Montesinho), onde representantes da RIONOR e dos Agricultores farão a entrega das Resoluções / Recomendações dos Conselhos Raianos sobre as Áreas Protegidas e a proposta de Criação do Conselho de Avaliação da Gestão dos Parques Naturais. Na dispersão segue-se pela Av. Santa Apolónia e Sá Carneiro, ou Rua Alexandre Herculano, Rua Dr. José Damasceno de Campos e novamente Av. Sá Carneiro.
Rionor
Non-Governmental Organization (NGO)
A associação REDE IBÉRICA OCIDENTAL PARA UMA NOVA ORDENAÇÃO RAIANA - RIONOR - tem na sua génese uma conferência realizada na aldeia transmontana de Varge dedicada ao tema “O que podes fazer por Trás-os-Montes”, em 2014.
Sem comentários:
Enviar um comentário