Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Via da Prata quer atrair peregrinos de todo o mundo

Trata-se do Caminho transmontano para Santiago de Compostela e contempla a instalação de albergues de peregrinos, trabalhos de limpeza e sinalização do troço do caminho, bem como a promoção e divulgação.
O caminho português da Via da Prata para Santiago de Compostela, que atravessa Trás-os-Montes, vai dispor de albergues para peregrinos, sinalização e divulgação, num investimento a rondar os 366 mil euros.

A Câmara de Bragança é a promotora da candidatura, apresentada em conjunto com os municípios de Vinhais e Chaves, e que foi aprovada pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior. O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, deseja que, em poucos anos, o percurso possa ter tantos peregrinos como os caminhos espanhóis.

“O objetivo é que, dentro de cinco anos, os caminhos de Santiago, do lado português, possam estar mais ou menos equiparados em termos de chamar caminheiros e de desenvolvimento, ao que está do lado espanhol, porque, sabemos que é um fator de geração de dinheiro e valorização turística”, afirma o autarca.

O projeto visa a Valorização do Caminho Português da Via da Prata e contempla “a instalação de albergues de peregrinos em Bragança, Vinhais e Segirei, no concelho de Chaves, trabalhos de limpeza e a sinalização do troço do caminho, desde Quintanilha (Bragança) até Segirei (Chaves), bem como a promoção e divulgação.

A Via da Prata entra no concelho de Bragança por Quintanilha (a porta Xacobea mais antiga de Portugal), segue por Vinhais e Chaves, juntando-se ao caminho Leonês e Via da Prata em Verín (Espanha). É um dos caminhos seguidos por peregrinos portugueses e espanhóis nas peregrinações a Santiago de Compostela.

Segundo a autarquia de Bragança, “só no mês de março de 2018, a Oficina do Peregrino, em Santiago de Compostela (Espanha), recebeu mais de onze mil peregrinos, oriundos de todo o mundo. Estas pessoas percorreram as várias rotas e vias que integram os Caminhos de Santiago, entre as quais a Via da Prata, que atravessa Trás-os-Montes, junto á fronteira com Espanha.

O projeto de valorização e dinamização da Via da Prata conta com o apoio da Diocese de Bragança-Miranda e da Diocese de Vila Real, da Diputación de Zamora, da Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Associação Cultural Transmontana dos Amigos do Caminho de Santiago.

Olímpia Mairos
Rádio Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário