O robô de pisa de uvas vai funcionar já na próxima vindima e foi uma das demonstrações na IX Semana do Desenvolvimento Rural e de Empreendedorismo.
Ao longo dos últimos três dias a Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais, Mirandela, abriu portas para se dar a conhecer e mostrar os projectos que os alunos desenvolvem, na IX Semana do Desenvolvimento Rural e de Empreendedorismo. Uma das ideias que ganhou forma ao longo deste ano lectivo foi um robô de pisa de uvas. Desenvolvida por alunos, a nova máquina vai funcionar já na próxima vindima.
Guilherme Moreno, aluno de 3º ano do curso de Mecatrónica, explica como surgiu a ideia:
“A ideia partiu nosso professor e vamos tentar fazer com que este robô seja automático para ser diferente”, contou Guilherme Moreno.
Carlos Carneiro, também do 3º ano do curso de Mecatrónica, explica outras inovações do projecto:
“O robô vai fazer um trabalho que uma pessoa iria fazer, baixar as massas e trabalho o vinho”, acrescentou Carlos Carneiro.
O director da EPA, Manuel Taveira Pereira, esclarece que a escola incentiva a capacidade empreendedora dos alunos, cujos resultados estão em mostra na semana do desenvolvimento.
“Os alunos precisam de ter determinadas aptidões e competências que lhe são dadas ao longo do curso”, disse Manuel Taveira Pereira.
Desde sexta-feira e até ontem, a EPA de Carvalhais recebeu a semana do desenvolvimento rural e do empreendedorismo, que incluiu mostra de projectos dos alunos, um concurso nacional de cabra serrana e do cão de gado, gincana de tractores e provas comentadas de produtos tradicionais.
Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário