As propostas de ligação Bragança-Puebla de Sanabria, da passagem do aeródromo a aeroporto regional e a reivindicação da ferrovia vão ser enviadas às entidades que estão a acompanhar o Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território.
As propostas que tinham sido apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, na última reunião executiva do Eixo Atlântico, foram ratificadas ontem em assembleia municipal.
“Tive oportunidade relativamente a este assunto na última reunião do Eixo Atlântico apresentar esta proposta de discussão e foi aprovada e acolhida. Hoje a Assembleia Municipal deliberou no sentido de enviar estas propostas para quem está a acompanhar o Plano Nacional da Política de Ordenamento do Território para que estes investimentos possam ser incluídos aí”, disse Hernâni Dias.
Sobre o IP2, o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, terá afirmado na assembleia municipal daquela cidade que o autarca brigantino estaria apenas a defender os interesses de Bragança, alegando que para o distrito seria mais proveitoso a ligação por Vinhais. Hernâni Dias afirma que as prioridades sobre esta ligação já estão definidas.
“Não teço comentários sobre o que o meu colega poderá ter dito sobre esta matéria. O Plano Nacional Rodoviário é claríssimo. O IP 2 passa em Bragança e vai directo a Puebla de Sanabria e é este o plano que existe e não existe outro. Qualquer alteração feita é proposta agora, nesta altura”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Bragança.
O projecto da ligação do IP 2 entre Bragança e Puebla de Sanabria, já tem mais de duas décadas e chegou a fazer parte do Plano Rodoviário Nacional, mas foi deixado devido aos alegados obstáculos ambientais. Estas são as propostas de alteração ao PNPOT, o documento orientador das estratégias de desenvolvimento territorial até 2030, elaborado pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte.
Escrito por Brigantia
Carina Alves
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