Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Comando da GNR de Bragança abriu as portas a mais de 900 crianças

“Transmitir às crianças conceitos de segurança e dar-lhes conselhos que deverão ter em conta no seu dia a dia” é o objetivo do “Open Day” do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Bragança.
A iniciativa anual realizou-se pela terceira vez esta quinta-feira, 19 de Julho, e contou com a participação de cerca de 900 crianças e jovens, que frequentam Ateliers de Tempos Livres (ATL) de Verão, nos concelhos de Bragança e Vinhais.

O comando da GNR de Bragança gostaria de alargar esta atividade a todas as crianças do distrito mas, até ao momento, não foi possível, devido à falta de transporte. “Tentámos que viessem crianças de outros concelhos do distrito, mas não havia capacidade para se transportarem. Vamos tentar que isso seja possível nas próximas edições, mas é uma situação que não depende de nós”, esclareceu o Major Paulo Azevedo, oficial de comunicação e relações públicas do Comando Territorial da GNR de Bragança.

Para as crianças que se puderam deslocar às instalações do comando da GNR, este foi um dia a repetir. “ É muito divertido porque temos experiências novas e ficamos a par daquilo que faz a GNR”, referiu Joana Lopes, de 14 anos.

Das atividades propostas fizeram parte a demonstração de meios de trânsito, do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), da equipa de cinotécnica com cães treinados para operações especiais e da patrulha a cavalo. Foi, ainda, montada uma pequena escola de trânsito, onde os mais novos puderam aprender regras e conselhos relacionados com a segurança rodoviária. “Ao transmitir estes conselhos às crianças, estamos também a permitir que elas os transmitam às famílias”, acrescentou o major Paulo Azevedo.

A parte lúdica não foi descurada, tendo sido disponibilizados insufláveis, pinturas faciais de camuflagem e até distribuídas pipocas, ao som de miniconcertos protagonizados por um quinteto de músicos da GNR do Porto.

Os mais pequenos não quiseram abandonar o recinto do comando da GNR sem experimentar todas as atividades. “Pintei a cara, fui buscar pipocas, vi os cavalos, os cães e os músicos”, contou entusiasmado Martim Martins, de 6 anos. Já Catarina Doutel, de 13 anos, acrescentou que foi tudo “muito interessante” mas, questionada sobre a possibilidade de poder vir a ser militar da GNR, a jovem brigantina respondeu que isso, para já, não faz parte dos seus planos, já que lhe parece uma profissão “complicada e perigosa”.

Para Martim, ser militar da GNR ainda é um caso a pensar, pois está convicto ao afirmar “o meu sonho era ser polícia” e apesar de ter apenas 6 anos, reconhece que são “profissões parecidas”.

Enquanto decidem o que querem ser quando forem adultos, cerca de 900 crianças e jovens ocuparam um dia das férias de verão a receber conselhos de segurança, a interagir com os militares da GNR, os seus cães e cavalos, e a tirar selfies com as mascotes da Guarda Nacional Republicana.

Galeria Fotográfica

Fotos e Textos: Sara Geraldes
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário