terça-feira, 3 de julho de 2018

ICNF multa Zamora por causa de trail "Transfronteiriza"

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) multou a Diputación de Zamora, por causa da realização da primeira edição do trail “Tranfronteriza”, no ano passado.
Segundo o jornal espanhol “La Vanguardia”, o instituto do governo português passou uma multa de 1551 euros, pelo facto de os atletas que participaram na prova, portugueses e espanhóis, terem passado pelo território do Parque Natural de Montesinho a correr em vez de a andar, como tinha sido permitido pelo ICNF, já que a autorização tinha sido passada para um passeio pedestre. O mal entendido ter-se-á ficado a dever a um erro de tradução.

A prova, também designada I Campeonato Ibérico da Reserva da Biosfera Meseta Ibérica, decorreu em Junho de 2017 e iniciou-se na localidade espanhola de Flechas e terminou na aldeia raiana de Rio de Onor, inserida no Parque Natural de Montesinho.

O total da multa ascendia a 2000 euros, mas visto que a Diputación zamorana, que organizou o trail em conjunto com a Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, acabou por aceder a pagar na hora, o valor foi reduzido para 1551 euros. O ICNF alega ainda que foi aplicada a multa mínima, que poderia ter ido até 30 mil euros.

Na competição participaram atletas portugueses e espanhóis em dois percursos, um de 13 e outro de 25 quilómetros, em caminhos do território da reserva da Serra da Culebra, em Zamora, e do Parque Natural de Montesinho, no concelho de Bragança. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Foto: ArteDeportivo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário