Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

9 Meses de Inverno e 3 de Inferno

«9 meses de inverno e 3 de inferno» é o nome do trabalho de João Pedro Marnoto. 
Esta é uma recolha fotográfica dá origem a um livro, a uma exposição e a um filme documentário e que reflete a visão do fotógrafo do mundo rural de Trás-os-Montes, realizada desde 2006, num tempo de mudança e progresso, como salienta. "É um trabalho documental autoral, não deixa de ser um ponto de vista pessoal, e foi uma altura que me permitiu colocar certas questões, colocar a mim e às pessoas que veem o trabalho, sobre um tempo muito peculiar em que vivemos, neste conflito entre tradição e progresso, sobre o que ganhámos e perdemos", disse.

O trabalho resulta da década que o autor passou em Trás-os-Montes. "Ao mesmo tempo que fazia a minha vida profissional e pessoal fui de outra forma fazendo este registo. Isto é, de certa forma, o mundo presente em que vivemos, de certa forma sobre a contemporaneidade mas visto do ponto de vista do mundo rural", explicou.

O trabalho tem percorrido várias aldeias do território. João Pedro Marnoto conta que a receptividade do público é boa. "O facto de grande parte das pessoas ficarem até ao fim para mim já é um sinal de que realmente gostaram", concluiu.

A exposição vai estar em mostra no Museu do Côa de 4 de Outubro a 25 de Novembro.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário