Vila Flor vai investir mais de um milhão de euros na requalificação do "coração" da vila.
As alterações urbanísticas de modernização, que serão feitas na Praça da República, pretendem dinamizar o comércio instalado nesta zona. Além disso, vai ser criado um espaço dedicado às artes.
O edifício do "Encontro das Artes" vai partir da recuperação de uma habitação, sendo a patrona deste espaço a vilaflorense Graça Morais, conforme explica o presidente da câmara de Vila Flor, Fernando Barros. "Nós vamos fazer uma requalificação de uma habitação para o 'Encontro das Artes' de Graça Morais que vai começar agora em Setembro, já tem visto do Tribunal de Contas e já está adjudicado, já está o contracto assinado. Está em concurso público a requalificação total da Praça da República, um espaço que já não é intervencionado há cerca de 80 anos, a rede de saneamentos, a rede de águas fluviais, a rede eléctrica, telecomunicações, a iluminação e espaços e passeios", explicou.
Uma intervenção que aposta na cultura e ao mesmo na economia do concelho, cuja base está em fundos provenientes do Plano de Acção de Regeneração Urbana - o PARU, do Programa Norte 2020. "É uma obra que é financiada pelo Norte 2020 e por um apoio da EDP. A Praça da República é uma obra de cerca de 650 mil euros, não sabemos bem ainda o montante porque está em concurso", disse.
Fernando Barros salienta ainda os 600 hectares de regadio em Freixiel e Vieiro. "Nós já temos um regadio com três mil héctares no Vale da Vilariça e agora vamos ter mais 600 héctares de regadio na freguesia de Freixiel e em Vieiro. 400 héctares em Freixiel e cerca de 200 em Vieiro. Foi-nos aprovado no PDR 2020 com 10,17 milhões de euros. Deixa de ser uma miragem e passa a ser uma realidade. Vai fazer com que todos os agricultores da zona de Freixiel e do Vieiro tenham mais condições para vingar", confirmou.
O projecto que irá dar vida ao "Encontro das Artes" já obteve o visto prévio do Tribunal de Contas e seré destinado à pintura, cinema, música, literatura e escrita.
Escrito por Brigantia
Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário