Chama-se "Passeio da Memória" e pretende sensibilizar as pessoas para a doença de alzheimer. Por Mirandela, que aderiu ontem pela primeira vez à iniciativa, o passeio reuniu perto de uma centena de participantes.
A iniciativa, que este ano está a passar por 67 municípios portugueses, é da associação Alzheimer Portugal e metade do valor angariado será utilizado para acções que aumentem os conhecimentos sobre a demência. A responsável pelo gabinete de alzheimer de Mirandela, Marisa Fernandes, frisa a criação de sinergias já que acredita que esta seja a epidemia do século XXI. "É importante unir forças e criar sinergias para que realmente comecemos a desmistificar esta doença e comecemos a ser um país mais amigo das pessoas com demência. Provavelmente, esta vai ser a epidemia do século XXI e por isso é que temos que realmente criar muita sensibilidade das pessoas para que façam um diagnóstico precoce. É um ano de viragem, saiu o plano nacional para as demências portanto, muitas coisas irão surgir a partir desta saída oficial e penso que, a nível nacional, muitas coisas irão mudar"
Além de ser voluntaria no gabinete de alzheimer de Mirandela, Maria Setas também quis participar no passeio e destacou a necessidade de criar estas iniciativas para haver mais esclarecimentos. "É fantástico e é necessário. Estamos sempre abertos a esclarecimentos e abertos à ajuda ao cuidador que é a parte em que haverá mais falências de cuidar, saber e dirigir. O facto de estarmos abertos e esclarecer a comunidade local de que há alguém que os pode ajudar é muito importante".
Outra das participantes, Maria Correia, frisou a importância do gabinete para o concelho mirandelense. "Sempre cuidei, sempre estive atenta a esta problemática, que acho que tem aumentado exponencialmente, e ainda bem que existem estes apoios e equipas de solidariedade e protecção e acho que é um benefício para o concelho este gabinete".
O “Passeio da Memória” chegou a Portugal em 2011 e este ano integra as comemorações do trigésimo aniversário da Alzheimer Portugal.
Escrito por Brigantia
Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário