Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

… DAS TRÊS ROMÃS

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)
Três romãs… três meninas… três pentes de ouro fino seus cabelos penteando…
Três romãs… no templo de Salomão… três colunas… três romãs e ergue-se a Sabedoria, a Força e a Beleza…
Três romãs… útero materno… unidade… o sangue vermelho no esplendor da vida… 
Três romãs… e a avó rezando nos longos caminhos da Judeia: 613 sementes tem a romã… 613 mandamentos sagrados se escreveram no sagrado livro do Torá… e os judeus caminhando para a terra prometida doce e quente como uma romã vermelha…
Três romãs e Afrodite… deusa da beleza, do amor e da fertilidade renasce… sumo doce… coração quente feito de rubis…
“Como um pedaço de romã, assim são as tuas faces entre os teus cabelos”. (Bíblia - Cânticos 6:7)
“Desci ao bosque das nogueiras, para ver os renovos no vale, para ver se as videiras tinham brotado e se as romãs estavam em flor”. (Bíblia - Cânticos 6:11)
… Três romãs e o pai chega cansado… foi à feira dos Gorazes… traz nas mãos três romãs… três sorrisos… e a casa se ilumina.
… Três romãs… doce vermelho… sumo de romã…
… ficam os sinais… os símbolos… as memórias…
… ficas tu… para sempre… fica o segredo… e já sabes porque comprei três romãs.


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário