quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Sessão especializada em novas tecnologias para pequenas e médias empresas

Ontem, no Brigantia Ecopark, teve lugar uma formação para ajudar os gestores a criarem uma estratégia digital de sucesso.
Apenas 39% das empresas portuguesas estão no mundo digital. À semelhança do resto do país, o distrito brigantino tem mais de metade das empresas fora deste contexto. Para ajudar a mudar esta realidade, apoiando as pequenas e médias empresas do norte a construírem uma estratégia digital de sucesso para competirem no mercado global, surge o Norte Digital. O projecto arrancou no ano passado e põe no terreno uma iniciativa da Associação da Economia Digital. Esteve pela primeira vez, ontem, em Bragança. Segundo o coordenador do projecto, António Teixeira, o principal objectivo é sensibilizar as empresas a para a sua promoção:

“Cerca de 60% das empresas que estão aqui no distrito não têm qualquer presença digital, seguindo a tendência nacional. O principal esforço é sensibilizar, produzindo estudos para que as PME’s analisarem as tendências no mundo e em Portugal. Outra questão concreta, é que nestas sessões, nós trazemos especialistas que ensinam e formam os empresários sobre temas que desconhecem, ou seja, descodificamos informação destinada a 50 empresas”, destacou António Teixeira.

António Teixeira avança ainda que estes são números preocupantes:

“Quase 60% não têm qualquer presença digital, nem no Google, não têm site ou uma conta numa rede social. E isto, em termos de consequências é gravíssimo porque numa economia digital quem não tem presença não existe. Uma empresa que actue na economia, tanto faz se é grande ou pequena, se se situa em Bragança ou no Porto”, continuou a explicar o coordenador do projecto.

Da área do storytelling, na estratégia de conteúdos online das marcas, João Miguel Lopes, defende que há um longo caminho a percorrer e que quem está no digital tem de criar estratégias consistentes.

“Ainda há um longo caminho a percorrer no mundo das empresas e no mundo do digital. As empresas limitam-se a ter as ferramentas básicas, mas que depois não trazem qualquer retorno em termos de sucesso, ou até mesmo no crescimento das suas vendas, ou da notoriedade das marcas que representam. O grande desafio para aquelas que já estão neste mercado é que a sua estratégia seja cada vez mais consistente.

A iniciativa incluiu ainda uma mesa redonda sobre as oportunidades de negócio digital no nordeste transmontano.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

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