No dia 21 de novembro, para celebrar o seu 3º aniversário, o CIT - Centro de Interpretação do Território, apresenta em estreia nacional o espectáculo: “Contas Nordestinas,: o Diabo veio ao Enterro”, no âmbito do projeto O Teatro e as Serras, vencedor do Orçamento Participativo de Portugal.
As Contas Nordestinas são a adaptação ao palco, pelo grupo de teatro Filandorra, de algumas páginas de O Diabo veio ao enterro, de A.M. Pires Cabral (1985) uma obra que retrata a vida do Nordeste de Portugal, onde os valores da ruralidade, e muito em especial a linguagem e a literatura tradicionais, mantêm uma réstia de vitalidade. A encenação adopta uma abordagem simbólica feita do maravilhoso e de mágico, em marcações rápidas e precisas, sublinha a música popular autêntica, que convém singularmente ao texto, formando com ele um todo harmonioso.
Neste dia será ainda apresentado o livro do CIT “Percorrer Sensações” fruto do projeto o “Olhar do Pastor”. Para este projeto colaboraram 42 pastores pertencentes a todo o concelho, que abriram as portas do seu mundo e que gentilmente partilharam a sua maneira de estar e ser, história e património que a cada um de nós pertence.
Com o “Olhar do Pastor” demos voz aos testemunhos dos pastores e às suas vivências, dificuldades e ambições. Convivemos com a paixão, o gosto, o entusiasmo, a desilusão e a incerteza. Assimilamos a rudeza de um clima que afirma as diferentes estações do ano por vezes num mesmo dia. Conhecemos as maneiras de trabalhar com a terra e de lidar com os animais.
CM de Alfândega da Fé
Sem comentários:
Enviar um comentário