quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Bastonário da Ordem dos Advogados reforça o pedido de obras urgentes no tribunal de Vimioso

Muito mais do que qualquer forma de descentralização, o interior do pais precisa é, com urgência, de políticas de discriminação positiva para ajudar à fixação de pessoas e dessa forma também se está a ajudar à manutenção das instâncias judiciais.
Foi uma ideia foi defendida, esta segunda-feira, pelo Bastonário da Ordem dos Advogados durante uma visita aos tribunais de Macedo de Cavaleiros e Mirandela

“o que nós precisamos é de políticas de desenvolvimento económico da região interior, não no sentido de continuarmos com afirmações que é preciso desenvolver o interior, mas depois não se desenvolver coisa nenhuma. O problema é muito mais do que forma de descentralização. O que era interessante, na minha perceptiva, a descentralizar de forma imediata, mas sim de criar condições de discriminação positiva às áreas territoriais que precisam de desenvolvimento, como por exemplo, as políticas de incentivo fiscal".

Guilherme Figueiredo reuniu ainda com os advogados e autarcas de Mirandela e Macedo de Cavaleiros, no âmbito da iniciativa “Bastonato de Proximidade”. O bastonário explica quais os objectivos a atingir: “o intuito tem a ver com o objectivo de conhecer a realidade concreta de cada local, de cada município, ouvindo os autarcas, juízes, procuradores, funcionários e ouvir as opiniões concretas de cada um. Visitar os tribunais e ver as condições de trabalho e depois ter uma conversa franca com os advogados e auscultar as suas opiniões”.

Nas visitas aos tribunais judicais de Macedo e Mirandela, bem como ao tribunal administrativo e fiscal da cidade do Tua, o bastonário da Ordem dos Advogados não encontrou grandes carências, mas ficou avisado para os problemas existentes no tribunal de Vimioso que promete remeter para a tutela resolver: “o tribunal administrativo fiscal que acabei de visitar precisa de mais juízes, embora comparativamente com outros tribunais não esteja mal. Mas o estar mal é em relação, temos de ter resultados em absoluto e precisa de algum trabalho no edificado, a necessitar de melhoramentos. O administrador do tribunal de Macedo de Cavaleiros destacou com total pertinência, a realização de obras no tribunal de Vimioso onde precisamos de actuar urgentemente”, concluiu Guilherme Figueiredo.

Guilherme Figueiredo entende que as iniciativas do Bastonato de Proximidade estão a revelar-se bastante profícuas no sentido de aproximar o Bastonário dos Advogados, permitindo um diálogo aberto e pessoal, ouvindo as suas preocupações e opiniões sobre determinados assuntos, o convívio da classe e a aproximação aos magistrados do Ministério Público, juízes e autarcas locais.

Escrito por Terra Quente

Sem comentários:

Enviar um comentário