Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Diocese homenageia a “avó” dos presos - 28 de novembro

A Diocese de Bragança-Miranda vai homenagear, a título póstumo, a professora Maria da Assunção.


A cerimónia terá lugar no próximo dia 28 de novembro, em Bragança, na igreja de Santo Condestável, pelas 18h, e é organizada pelo Serviço Diocesano da Pastoral Penitenciária.

Madrinha de alguns, “avó” de todos, Maria da Assunção foi presença assídua durante mais de 4 décadas no mundo prisional. Faleceu em 2013 deixando a feliz memória do seu sorriso e da sua palavra.

Mulher simples e expedita, começou o voluntariado nas prisões por mero acaso: um dos seus alunos foi detido por roubo. Para o poder visitar, uma vez que não era familiar, tornou-se visitadora oficial da Prisão Escola de Leiria.

Quando se jubilou e regressou a Trás-os-Montes transferiu conhecimentos e ações para os reclusos do Estabelecimento Prisional de Bragança, procurando dar-lhes catequese, além de falar com eles e lhes prestar apoio material e espiritual diversos. Apoio esse que sentia ser retribuído no respeito com que a tratavam, salientava ao jornal diocesano “Mensageiro de Bragança”, em dezembro de 2005.

A homenagem será precedida de uma Eucaristia à qual presidirá D. José Cordeiro, bispo da Diocese de Bragança-Miranda.

Também o Padre João Gonçalves, Coordenador Nacional da Pastoral Penitenciária, e D. Virgílio Antunes estarão presentes na cerimónia. Enquanto seminarista, o agora bispo da Diocese de Coimbra, pôde testemunhar a ação pastoral desta senhora que falava a «pensar nos outros».

PROGRAMA:

18h00 – Eucaristia na Igreja de Santo Condestável

18h45 – Homenagem à Menina Assunção, a “avó” dos presos, no Salão Paroquial de Santo Condestável. Intervenções de:

Rui Magalhães (Diretor do Serviço Diocesano da Pastoral Penitenciária) e Sandra Rodrigues (Voluntária e membro do Serviço Diocesano da Pastoral Penitenciária);
Pe. Fernando Calado Rodrigues (Assistente do Serviço Diocesano da Pastoral Penitenciária);
D. José Cordeiro (Bispo de Bragança-Miranda);
D. Virgílio Antunes (Bispo de Coimbra);
Ana Maria Machado Rodrigues (Familiar da Homenageada);
Pe. João Gonçalves (Coordenador Nacional da Pastoral Penitenciária);
Pe. José Bento Soares (Presidente da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda);
Representante do Município de Bragança;
Representante do Estabelecimento Prisional de Bragança.

Sem comentários:

Enviar um comentário