Os 25 anos do jornal Nordeste foram comemorados, esta quarta-feira, com uma gala de homenagem a 14 personalidades da região que se destacaram no último quarto de século.
Entre as distinções foi feita uma homenagem póstuma ao fundador do jornal, Fernando Subtil. O filho, António Subtil, recordou a época da fundação deste periódico. “São tempos que recordo pelas dificuldades em que era arrancar um jornal que não tinha meios nem apoios nem anunciantes. Foi tudo muita carolice e muito improvisado. O meu pai escrevia o jornal, ia levá-lo à tipografia e distribuía-o”, contou.
O actual secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, foi outro dos homenageados, que se mostrou satisfeito por o seu trabalho ser reconhecido na região. “É sempre bom ser reconhecido, toda a gente gosta que aquilo que se faz com carinho, com afecto, com dedicação, seja reconhecido, mas se somos reconhecidos por aqueles que nos são próximos, por aqueles com quem convivemos, com quem tivemos ilusões e angústias, é uma forma muito especial”, afirmou.
Já Jorge Nunes, antigo presidente da câmara de Bragança e actual vogal da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, outro dos distinguidos, destacou o papel do jornal na região. “Recebi esta homenagem num quadro de comemoração dos 25 anos no Jornal Nordeste, como uma prova de confiança no futuro por parte do jornal e da própria região”, referiu.
Os Galandum Galundaina também receberam um galardão. Paulo Preto, membro do grupo, mostrou-se honrado com a distinção. “Foi uma honra para um grupo de música ser reconhecido, primeiro pela população e por o trabalho que desenvolvemos ter uma grande aceitação e depois um jornal, o principal regional de Trás-os-Montes, nos 25 anos homenagear o grupo Galandum Galundaina é uma grande honra”, considerou o músico.
Homenagens numa noite de gala dos 25 anos do Jornal Nordeste, que distinguiu ainda Adriano Moreira, Graça Morais, Costa Andrade, Celmira Macedo, Eurico Carrapatoso, Rentes de Carvalho, Marco Ferreira, o Solar Bragançano, Valle Pradinhos e a Tanoaria Gonçalves.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário