Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

CENTRO CULTURAL DE VINHAIS RECEBE EXPOSIÇÃO

Na passada sexta feira, 30 de Novembro de 2018, a Câmara Municipal de Vinhais inaugurou a exposição “Memórias do Salto” – Emigração Clandestina no Estado Novo em Trás-os-Montes”, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais.
Esta exposição, é o resultado de um projeto de “mediação patrimonial que visa valorizar, salvaguardar, registar e divulgar as memorias dos portugueses oriundos do nordeste trasmontano, que emigraram de forma ilegal para França entre 1954 e 1974”. Reúne as memórias de emigrantes (de vários locais do distrito, incluindo Vinhais), passadores, guardas-fiscais, elementos da PIDE, entre outros.

A abertura contou com a presença do executivo municipal de Vinhais, testemunhos de emigrantes do concelho e representantes da organização da exposição.

“Memórias do Salto” foi desenvolvido pela Associação dos Amigos do Museu do Abade de Baçal em parceria com o Museu do Abade de Baçal e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A exposição estará patente ao público até 27 de janeiro de 2019.

Rui Jorge Coelho
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário