Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos de Chacim e Malta

O Município de Macedo de Cavaleiros deu início aos trabalhos de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos de Chacim e Malta. Uma iniciativa que surge após a assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) com vista ao apoio no financiamento das intervenções urgentes e inadiáveis de regularização fluvial nas áreas afetadas pelos incêndios de 2017.
Já no passado dia 16 de novembro o Município deu início ao processo com uma sessão de sensibilização, que decorreu na Casa do Povo de Chacim, sobre as obras de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos, destinada aos proprietários de terrenos situados junto das ribeiras afetadas pelo incêndio de 2017.


Os trabalhos, que recorrem a várias técnicas de engenharia natural, consistem num conjunto de operações focalizadas na limpeza dos cursos de água. Em particular o corte e remoção de material vegetal arbóreo e arbustivo ardido, bem como a remoção de sedimentos e outro material nos leitos, a consolidação e recuperação de taludes e margens, reposição e reabilitação da galeria ripícola (plantação ou sementeira de espécies autóctones), construção de pequenas obras de correção torrencial e também construção ou reparação de bacias de retenção.
De salientar que as obras estão praticamente concluídas, e que os encargos resultantes da execução deste protocolo são integralmente financiados pelo Fundo Ambiental.

CM de Macedo de Cavaleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário