quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Spray inovador de investigadores do IPB brilha em concurso da Agência Nacional de Inovação

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico de Bragança desenvolveu um produto inovador na área alimentar que conseguiu o segundo lugar no concurso Born From Knowledge, promovido pela Agência Nacional de Inovação, na área de indústria agro-alimentar.
Trata-se do SpraySafe, um produto de base natural, utilizado na conservação de alimentos, como explica Márcio Carocho que representou a equipa do Centro de Investigação de Montanha (CIMO) no concurso nacional. "É um spray que pode ser utilizado para conservação de alimentos. Ao colocar o spray na superfície do alimento a conservar, ele conserva esse mesmo alimento impedindo a desidratação, o desenvolvimento de microrganismos e a própria deterioração do alimento".

O que diferencia o SpraySafe é ser totalmente natural e por isso 100% comestível e saudável, tendo ainda a vantagem de dispensar a utilização de plástico, para conservar alimentos. "Todos os constituintes do Spray Safe são naturais, são extratos de plantas. Utilizamos também um biopolímero natural, extraído de algas, é tudo de base natural e completamente aprovado para utilização em alimentos dentro da União Europeia. O alimento pode ser conservado, neste caso, substituindo os plásticos, que é o grande intuito. Neste momento está a ser desenvolvido para ser utilizado em charcutaria, neste caso em fiambre, e agora vamos iniciar com cogumelos. Também poderá ser aplicado em fruta", esclareceu Márcio Carocho.

Apesar de a equipa não ter conseguido o primeiro lugar, segundo Márcio Carocho, a participação neste concurso nacional foi frutífera. "O prémio, neste caso, foi conseguir estar lá e a nível nacional conseguir representar o IPB e mostrar a boa investigação que se faz na instituição. É importante participar nestes encontros porque fazer ciência que depois não possa ser aplicada acaba por ser um bocado, não diria inútil, mas não se consegue tirar frutos".

O IPB participou neste concurso de ideias de negócio de base científica e tecnológica com o SpraySafe, tendo conseguido o segundo lugar.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário