Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Ilustradores solidários transformam contos de crianças em desenhos

“Histórias da Ajudaris” é o projecto que põe os mais pequenos a escrever contos e que deu origem à exposição que Bragança está a acolher.
Crianças, de vários pontos, são convidadas a escrever contos, promovendo a escrita e a leitura, e, após uma selecção, alguns deles são ilustrados por ilustradores solidários. As ilustrações foram o que fez nascer a Bienal Internacional de Gravura Solidária que está a dar vida às paredes no centro cultural Adriano Moreira. Além de estarem nas paredes, os desenhos estão também em livro, de “valor incalculável” e os fundos reverter vão a favor das crianças necessitadas na zona do Porto e restante região do Norte, segundo explicou Luís Castanheira, da direcção da Ajudaris.

À semelhança das crianças, os ilustradores também são oriundos de vários lugares. De Bragança, o ilustrador solidário, José Amaro, que foi convidado para fazer ilustrações há seis anos, e que inicialmente só fazia para o Centro Escolar da Sé mas agora faz para diversas escolas, assegura que “tem sido fantástico trabalhar e colaborar com esta instituição”.

Já o autarca brigantino, Hernâni Dias, destaca que “o município tem vindo a dar acolhimento a algumas iniciativas da Ajudaris” e frisa assim que “é um projecto bastante “relevante”.

A Ajudaris é uma IPSS que nasceu, em 2008, com o objectivo de promover actividades de carácter humanitário que contribuam para a inclusão e integração social e para combater a pobreza visando auxiliar os grupos mais desfavorecidos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário