Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Mogadouro com 550 mil euros aprovados para o Bairro Fundo Fomento

O município de Mogadouro viu aprovada uma candidatura a fundos comunitários no valor de 550 mil euros para aplicar na eficiência energética do antigo Bairro Fundo Fomento, que se encontra em obras de requalificação, anunciou hoje a autarquia.
"Esta candidatura demorou algum tempo a ser aprovada. Contudo, foi aprovado um valor ilegível de 550 mil euros, montante que vai ser somado aos 850 mil euros já financiados pelo PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana, o que deixa a obra, praticamente, com metade do seu financiamento assegurado, o qual ronda os três milhões de euros ", explicou à Lusa o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.

Segundo o autarca, houve a necessidade de fazer de fazer duas candidaturas em separado, uma no âmbito do PARU e outra para eficiência energéticas, onde estão incluídas as caixilharias de portas e janelas, coberturas ou o aquecimento, entre outros equipamentos habitacionais que sejam sustentáveis.

"Houve a necessidade de separar a obra física da eficiência energética e daí atraso na atribuição dos fundos por parte do Norte 2020. Estes 550 mil euros, agora aprovados, vêm ajudar, em muito a recuperação daquele bairro", concretizou o autarca socialista.

Francisco Guimarães não coloca de lado a vinda de mais fundos para a requalificação do antigo Bairro Fundo Fomento.

"Assim, haverá um menor esforço financeiro por parte do município, visto que ainda faltam 1,5 milhões para se concretizar o financiamento total das obras", observou.

A intervenção que está em curso visa requalificar 32 das 40 habitações existentes no antigo bairro Fundo Fomento e criar novas zonas de lazer.

Segundo o autarca, haverá ainda a demolição de oito habitações devolutas para se criar espaços abertos e dar aos cidadãos maior mobilidade nesta zona, em pleno centro urbano.

A intervenção era ambicionada "há mais de duas décadas", estando o início marcado para outubro de 2018. Será repartida por duas fases, sendo que "a primeira incide na requalificação das habitações e a segunda no arranjo urbanístico e na criação de zonas de lazer", frisou o presidente da câmara.

Algumas das habitações do antigo bairro Fundo Fomento de Mogadouro, no distrito de Bragança, encontram-se devolutas e outras foram mesmo "seladas" pelo município para prevenir a sua ocupação "ilegal".

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário