sexta-feira, 1 de março de 2019

Associação de Municípios do Douro Superior promove um calendário único para as amendoeiras em Flor

As amendoeiras em flor são motivo de atracção no nordeste transmontano e Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Carrazeda de Ansiães, e Vila Nova de Foz Côa, esperam milhares de visitantes. Um calendário único nos municípios que integram a associação de municípios do Douro Superior.
As amendoeiras já estão floridas e as autarquias da associação de municípios do Douro Superior já têm um calendário de actividades para celebrar a chegada da primavera, como explicou Nuno Gonçalves, presidente desta associação: “Torre de Moncorvo associa-se aos demais municípios da Associação de Municípios do Douro Superior para terem um calendário único e para que cada município tenha um fim-de-semana em que aposta, para não sobrepor festividades nos outros concelhos. Eu penso que assim conseguimos unificar este território que cada vez tem mais pujança. A amendoeira em flor é uma das apostas do município sendo nós o maior produtor, a nível ainda nacional, de amêndoa e tendo um produto devidamente identificado e certificado”,

Em Torre de Moncorvo e dentro das festividades está a ser promovido o fim-de-semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente, com 16 restaurantes aderentes. A par desta iniciativa também está a decorrer o Mercado A(gosto), com a venda de produtos endógenos, como acrescentou o também presidente do município transmontano: “não vai ser só na sede do concelho, vai ser distribuído por diversas freguesias com diversas actividades sendo que os eventos terão um ponto de chegada, que é o Largo da Corredoura, onde teremos venda de produtos endógenos e animação e depois as pessoas serão encaminhadas, conforme o fim-de-semana para onde existem festividades, seja para Carviçais para a feira do pão, ou para a sede de concelho”, acrescentou o presidente da câmara.

No dia 17 de Março, o concelho de Moncorvo também recebe o Trofeu TT Nordeste, com organização da associação ARCA (Associação Recreativa e Cultural da Açoreira)

“Vamos ter um grande evento em que vêm muito condutores do lado de lá da fronteira. Acho que vamos conseguir ter um dinamismo próprio de uma região que se quer como um todo e não um concelho só por ser o concelho da amêndoa ou da amendoeira. Vamos ter este dinamismo da Associação de Municípios do Douro Superior”, concluiu o autarca.

Por os outros municipios, Freixo de Espada à Cinta também vai acolher festividades neste âmbito que decorrem de 8 a 10 de Março, com a realização da décima nona feira (XIXª) Transfronteiriça das Arribas do Douro. Já em Mogadouro, as Festividades da Amendoeira em Flôr acontecem de 15 a 31 de Março.  Carrazeda de Ansiães, o desfile de Carnaval e o Cortejo Fúnebre em honra do pai da Fartura decorrem esta terça-feira de carnaval. Em Vila Nova de Foz Côa, este fim-de-semana acolhe um concerto de Luís Represas, mas as festividades terminam a 10 de Março.

Escrito por Brigantia
Foto: Luis Lopes
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário