Vinhais vai ter um centro de acolhimento cujo objectivo é receber pessoas que se encontrem temporariamente sem casa ou que estejam desprovidas de apoio familiar.
No concelho não há qualquer um sem-abrigo, segundo o presidente da câmara de Vinhais. Mesmo assim, Luís Fernandes alega que é uma resposta necessária que servirá qualquer pessoa que possa precisar da ajuda. “Pode servir para várias situações. Quando se fala de sem abrigo, refere-se a pessoas que por um temporal, por um incêndio ou qualquer outra situação fique sem casa e momentaneamente tenha de ter um espaço, como em situações de violência doméstica, por exemplo, sendo um espaço de acolhimento temporário”, destacou.
O espaço vai nascer através da recuperação de uma casa no centro histórico da vila e, devido às dimensões, irá ter a capacidade de receber mais que uma família caso seja necessário.
O projecto, que é da autarquia de Vinhais, resulta de uma candidatura apresentada ao programa Bem - Beneficiação de Equipamentos, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Irá custar cerca de 270 mil euros e vai ser financiado a 50%. As obras irão começar após a fase concursal pela qual o projecto está agora a passar.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário