sexta-feira, 1 de março de 2019

Macedo de Cavaleiros tem o maior número de percursos pedestres certificados do País

O Município de Macedo de Cavaleiros recebeu as cartas de homologação de 24 Percursos Pedestres de Pequena Rota, inseridos no Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO, tornando-se assim no município português com maior número de percursos pedestres devidamente certificados. A segurança dos caminhos bem como a qualidade dos trilhos foram duas das características destacadas pelos responsáveis do Registo Nacional de Percursos Pedestres.

Com esta homologação, são cerca de 180 quilómetros de trilhos que nos levam à descoberta de locais de grande beleza como a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, situada entre as Serras da Nogueira e de Bornes, que oferece excelentes condições para a observação de aves ou para a prática de outras atividades como a BTT, canoagem, kayak ou catamaran. 

“O trabalho desenvolvido na recuperação e sinalização destes trilhos foi fulcral para aumentar a segurança dos turistas que façam estes percursos”, salientou o vice-presidente do Município de Macedo de Cavaleiros. Pedro Mascarenhas frisa que “ninguém queira encontrar-se no meio do monte, sem indicações, numa altura em que caia o nevoeiro”. Também por isso, explica, as cores da sinalética escolhida para marcar os percursos foram especialmente pensadas para permitir uma maior visibilidade em situações climatéricas mais adversas. 

O vice-presidente da autarquia garante que, agora, “todos sabem onde começam e onde acabam os percursos, o que podem encontrar e o que ver. Sempre em segurança”. 

Antónia Morais, coordenadora executiva do Geopark, explica que “esta é mais uma vertente que era necessário revitalizar enquanto geoparque da UNESCO, aliando-se o geoturismo à geoconservação e à educação”. “Além dos percursos pedestres, os visitantes podem ainda provar os produtos regionais, no âmbito do projeto Geofood, dando primazia aos produtos endógenos”, sustenta. 

A Rota de Balsamão (5,2 km), a Rota da Castanha (6,1 km) e o Trilho dos Caretos (4,4 km) são três dos exemplos de percursos que podem ser feitos ao longo de todo o concelho macedense e do Geopark Terras de Cavaleiros.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário