Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de abril de 2019

Embaixada de Cabo Verde dá mais apoio aos seus estudantes em Bragança

A cidade de Bragança foi a primeira a receber o “Consulado Itinerante”. Durante dois dias, entre sexta-feira e sábado, os estudantes cabo-verdianos e a comunidade em geral deste país que reside em Bragança, tiveram a vida facilitada para tratar de documentos que normalmente implicam deslocação a Lisboa.
Foi assim que Bragança a primeira cidade a receber o “Consulado Itinerante”. Maísa Santos, responsável da coordenação do consulado, explica que a iniciativa faz parte do processo de transformação digital desta entidade e o objectivo é deslocar-se para vários sítios onde há cidadãos cabo cabo-verdianos.

“Para evitar que se desloquem a Lisboa que é uma distância muito grande. Começámos por Bragança porque é um sítio onde temos bastantes cabo-verdianos. Existe uma resolução do Governo e a embaixada de Cabo-Verde agora é responsável por todos os passaportes da diáspora. Vamos começar a fazer esta iniciativa pelos vários distritos do país”, avançou Maísa Santos.

Óscar Monteiro veio de Cabo-Verde há 15 anos. Acabou por ficar pela cidade e tem ajudado a dinamizar iniciativas como esta para os alunos do seu país de origem que estudam no politécnico brigantino.

“Isto para nós é uma aposta ganha e o que temos aqui com o Consulado Itinerante, que veio de Lisboa, prova mesmo que Bragança tem ganho essa guerra”, disse Óscar Monteiro.

A embaixada de Cabo-Verde em Portugal esteve em Bragança para prestação de serviços consulares nas instalações do IPB. Outro dos objectivos foi promover o novo portal consular onde os emigrantes já podem solicitar, pagar e obter serviços online sem se deslocarem fisicamente às embaixadas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário