Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

"Este desafio do estilista Christian Louboutin teve como ponto de partida a tradicional capa de honras mirandesa"

O presidente da Câmara de Miranda do Douro regozijou-se pelo facto de o designer francês Christian Louboutin se ter inspirado na capa de honras mirandesa para a apresentação de uma das suas coleções.

"Tecidos como o pardo, que está na base da primeira escolha do estilista, aliados às tradições mirandesas e ao artesanato no nosso concelho são, sem dúvida, inspiradoras até para a alta costura internacional", disse à Lusa Artur Nunes.
O autarca transmontano destaca a valorização da “alta costura internacional" ao escolher a tradição do Planalto Mirandês para a fazer circular pelo mundo.
"Este desafio do estilista Christian Louboutin teve como ponto de partida a tradicional capa de honras mirandesa, que começa a ser fonte de inspiração para vários estilistas de renome, tanto nacionais como internacionais", frisou Artur Nunes.
Para o autarca, este tipo de iniciativa é uma “mais-valia" que serve para promover os produtos e a origem do artesanato do território.
Na opinião de Artur Nunes, Christian Louboutin “é uma referência mundial da moda e pode ser fonte inspiradora para outros criadores começarem a olhar para os produtos das diversas regiões portuguesas”, como é caso de Miranda do Douro, no distrito de Bragança.
Também o estilista português Nunes Gama já se tinha inspirado na capa de honras mirandesa, para a apresentação da sua coleção durante a Moda Lisboa 2018.
Mais recentemente, o Papa Francisco vestiu uma capa de honras oferecida pelo município de Miranda do Douro. 
"É para nós uma satisfação que, através de uma peça de vestuário como é a capa de honra mirandesa, termos chegado tão longe através de uma das peças de vestuário tradicional que estava um pouco esquecida nestas terras transmontanas e que agora começa a ser altamente valorizada em termos internacionais", observou o responsável municipal.
No concelho de Miranda do Douro, com base em técnicas ancestrais, criatividade e inovação, os tecidos de pardo, burel, saragoça, serrobeco e linho, são transformados em trajes regionais, peças de vestuário e adereços de moda, que são desenhados, bordados e recortados à mão, com destaque para a famosa capa de honras mirandesa, considerada a peça de vestuário mais ilustre do Planalto Mirandês.
No concelho de Miranda do Douro ainda há diversas artesãs e artesãos a trabalhar o pardo e o burel.
De acordo com o historiador António Rodrigues Mourinho, a origem da capa de honras mirandesa remonta aos séculos IX ou X, portanto medieval, tendo origem na “capa de chiba” que, traduzido do espanhol para português, quer dizer “capa de cabra”.
Segundo o historiador, apesar de se pensar que esta peça 'sui generis' ser de origem medieval, só há dois documentos conhecidos até agora que referem este tipo de capa e são datados de 1819 e 1828.

FYP // SR
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário