Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de abril de 2019

Filme “Alfaião” premiado na Índia

“Alfaião”, filme realizado por André Almeida Rodrigues, distinguido com o Prémio de Melhor Filme (Não Ficção) no Ahmednagar International Short Film Festival, que decorreu na Índia.

"Alfaião" ganhou o Prémio de Melhor Filme (Não Ficção) no Ahmednagar International Short Film Festival, que decorreu entre 8 e 10 de março em Amadanagar, Índia. A exibição decorreu no dia 8 de março e só hoje é que foi comunicado o prémio e a exibição de “Alfaião” no Ahmednagar International Short Film Festival.

“Alfaião” é um filme poético sobre a rotina diária de uma aldeia. O filme contemplativo que enaltece os aspetos quotidianos e simples da vida. Por exemplo, o agricultor a cavar a terra, o pastor a guiar o rebanho e o aldeão a encher alheiras.

Este filme é uma das cinco melhores curtas-metragens portuguesas estreadas em 2017, segundo os bloggers cinéfilos portugueses e ganhou 9 prémios. Por exemplo, “Alfaião” é a Melhor Curta-metragem Europeia no International Documentary Festival of Ierapetra (5ª edição) e o Melhor Documentário de Curta-metragem no FICABC – Festival Internacional Cinematográfico del Atlántico, Barranquilla (4ª edição).

Até hoje, “Alfaião” tem 74 seleções/exibições em 28 países. Por exemplo, “Alfaião” foi selecionado para o Pärnu International Documentary and Anthropology Film Festival (31ª edição), o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (26 ª edição) e o International Film Festival ZOOM – ZBLIZENIA (21ª edição), que são históricos festivais de cinema.

“Alfaião” para além de ser um filme também é o projeto final de Mestrado em Som Imagem na Universidade Católica Portuguesa de André Almeida Rodrigues.

A aldeia de Alfaião é uma pequena aldeia localizada às portas de Bragança e, em 2011, era habitada por 173 pessoas. Esta aldeia tem uma topografia de cariz planáltico e é atravessado pelos rios Fervença e Penacal. Por isso, tem terras muito férteis. Na última ceia de natal comunitária, a aldeia de Alfaião homenageou o cineasta André Almeida Rodrigues com uma placa de agradecimento por ter levado “Alfaião pelo mundo fora”.

André Almeida Rodrigues é um realizador português natural de Leça do Balio, em Matosinhos, com produções premiadas e exibidas em todo mundo. A sua última produção é o videoclipe “Break, Break, Break” dos The Bookkeepers, banda de rock poético de Santa Maria da Feira. Este videoclipe, que é protagonizado pela comunidade piscatória de Angeiras, em Matosinhos, estreou online em janeiro de 2019 e, até hoje, tem 2 prémios e 3 seleções para festivais.

in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário