Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Obra de São Lázaro quer requalificar o santuário, em Bragança

As lazarinas foram as “rainhas” da Festa de São Lázaro, que se comemorou ontem na ermida do santo, que contou a presença de centenas de pessoas.
O presidente da Obra de São Lázaro quer aumentar e requalificar o santuário, situado na cidade de Bragança, junto ao IP4. Isidro Afonso, responsável pela irmandade há muitos anos, conta que outro dos objectivos é a criação de uma feira agrícola, para dinamizar a festa que se comemorou ontem: “o nosso desejo é fazer um pavilhão ou um hangar para poder albergar mais pessoas a vender produtos com o objectivo de fazer uma feira agrícola”. 

Tal como aconteceu com o altar campal que foi inaugurado em 2014, vai ser o arquitecto João Ortega o responsável pelo projecto que pretende melhorar as condições do terreno que se situa ao lado do santuário e o melhoramento do pavimento do local da ermida: “para um futuro a longo prazo queremos fazer obras, que serão a preparação deste terreno do lado que tem um declive bastante acentuado, para ter condições para poder receber essa feira agrícola. Queremos melhorar o pavimento, o caminho muito antigo junto ao rio Sabor e a ligação pela ponte velha à estrada nacional”.

A rainha da festa foi a lazarina, como contam os vendedores:

“Estamos a vender o produto típico do São Lázaro. Trouxemos à volta de 1200 quilos. As pessoas procuram muito, sobretudo as mais idosas, porque as laranjas são benzidas pelo padre”, contou Rosa Fernandes.

Já Abílio Soame, veio de Quintanilha. “A tradição deste santo são as lazarinas”, descatou.

“Ainda não parei, já comecei ontem e ainda não parei, mas temos que vender 1400 quilos que é o que temos”, disse Maria José Machado.

A romaria do dia de São Lázaro, acontece sempre no segundo domingo antes da Páscoa e o caminho que se pretende também requalificar fazia parte da peregrinação dos Caminhos de Santiago.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário