Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Vimioso investe 830 mil euros em 3.700 luminárias de tecnologia LED

O município de Vimioso vai investir cerca de 830 mil euros na substituição de 3.700 luminárias convencionais espalhadas por todo o concelho por outras de tecnologia LED, anunciou hoje o presidente da câmara, Jorge Fidalgo.

"Para além das luminárias, vamos modificar a iluminação cénica existente em espaço público em todo o concelho, o que se traduz numa poupança de recursos financeiros significativa para o município ", vincou o autarca deste concelho do distrito de Bragança.

Os monumentos existentes no concelho tais como o Castelo de Algoso ou a Atalaia, entre outros equipamentos, vão dispor iluminação específica de tecnologia LED.

A aposta resulta de uma candidatura ao "Norte 2020 - Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local" para a instalação de novas luminárias de tecnologia LED (Light Emitting Diode) que foi aprovada e visada pelo Tribunal de Contas.

"A empreitada está em curso, deverá estar concluída no prazo de 120 dias e vai abranger 19 aldeias, tendo como meta a redução do consumo de energia elétrica ", adiantou Jorge Fidalgo.

O autarca garante que haverá a médio prazo uma redução de cerca de 50% na fatura de energia elétrica paga anualmente pelo município e que se situa em cerca de meio milhão de euros, bem como uma redução efetiva nas emissões de dióxido de carbono (CO2).

"Sabemos que há benefícios e também compromissos, porque teremos de devolver, durante um período de tempo, cerca de 70% da poupança ao Fundo de Eficiência Energética com o novo sistema de iluminação pública. Apesar de tudo, ainda conseguimos poupar dinheiro na fatura da eletricidade", indicou Jorge Fidalgo.

O autarca estima que Vimioso será "o primeiro concelho do Nordeste Transmontano a ficar totalmente dotado de iluminação LED".

in:diariodetrasosmontes
C/Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário